RSS

Setembro Amarelo

Chegamos no mês de setembro, mês aclamado por muitos - inclusive eu -  por se tratar da chegada da primavera. O que muita gente não sabe é que o nono mês do ano também é chamado de Setembro Amarelo.
E sobre isso que esse post vai tratar. 😉

Setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarelo e ampla divulgação de informações.

No Brasil a campanha surgiu através do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), cujas atividades iniciais ocorreram em Brasília no primeiro ano. Já no ano seguinte, ou seja, em 2015, houve uma abrangência maior tendo sido realizadas ações em todas as regiões brasileiras. No mundo todo o IASP - Associação Internacional de Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, e pontua o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

O CVV - Centro de Valorização da Vida, considerada uma das principais mobilizadoras do Setembro Amarelo, é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962. O CVV é membro fundador do Befrienders Worldwide e ativo junto ao IASP, da Abesps (Associação Brasileira de Estudo e Prevenção do Suicídio) e de outros órgãos internacionais que atuam pela causa.




O suicídio tornou-se um problema de saúde pública que cresce assustadoramente. É um mal silencioso, e faz com que as pessoas fujam do assunto e sejam, muitas vezes, incapazes de ver os sinais  de que uma pessoa está com ideias suicidas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Para a instituição é necessário que a pessoa busque ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Porém, sejamos francos, como buscar ajuda sem saber que você pode ser ajudado e se conscientizar de que aquilo que está enfrentando é mais comum do que parece ou se divulga? E outra, como um amigo ou familiar pode auxiliar alguém que se tornou um suicida em potencial se não sabe identificar os sinais ou tratar o tema de forma sensível e adequada?

Não podemos nos esquecer de que vidas podem ser salvas, suicídios podem ser evitados se aprendermos a desenvolver empatia, e a olhar com amor e compaixão para as pessoas que nos cercam.

Em pleno século XXI ainda existem pessoas que consideram depressão, ansiedade, estresse e outros como frescura, falta de fé, pura apatia, ou tudo isso e mais um pouco.
Gente linda, nenhum transtorno é falta de luta, vontade de chamar ou brincadeira. Valorize a vida! Não somente à sua, mas também a dos
outros!

Lembre-se que a sua solidariedade é poderosa!!! Doe seu tempo, empreste seu ouvido, abrace, acima de Ninguém perde por dar amor. O ser humano é capaz de promover atrocidades, bem como de realizar proezas. Qual será a sua escolha!? Salvar ou afundar uma vida?
tudo AME!!!
Eu já tive depressão, e já tive pensamentos suicidas. Sabe o que me resgatou? O amor! O amor de Deus e daqueles que me cercavam, fazendo com que eu percebe-se que era importante e capaz de sair do fundo do poço, quando tudo a minha volta desmoronava.

Juntos somos mais fortes, podemos mais, e vamos mais longe!!! 💗

Dayani Xavier



**Imagens: Extraídas da web.

Há beleza na dor

Quem nunca passou por algum tipo de dor na vida?
Ao longo da nossa existencia o sofrimento vai fazendo parte da vida, e promovendo tormentos, mas também alegrias. Sim alegrias, mas antes de explicar esse pensamento gostaria de refletir junto com você que lê essa mensagem. Simbora!?

Há um versículo bíblico que diz assim:
Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
Tiago 1:2-3

Tenho certeza que nenhum ser gosta de sofrer. Passar por angústia, dor, lamento, tristeza é difícil, e geralmente bem ruim. Os motivos de tais sensações podem inúmeros, mas todos eles são extensões de algum tipo de sofrimento. Eu lido com elas desde muito cedo, e durante muitos anos eu buscava mascará-las, ou guardá-las para não precisa dividir com outras pessoas. Nunca gostei de falar sobre as minhas aflições, pois todo mundo tem as suas, de que adiantaria eu ainda compartilhar com os outros as minhas!?

Aos 7 anos eu experimentei um dos maiores sofrimentos que encarei na vida, vi meu pai independente, forte e saudável ser derrotado por uma enfermidade que literalmente lhe tirou a noção da realidade. Após alguns sintomas o diagnóstico dado foi esquizofrenia. Após isso viriam anos de luta, que felizmente chegaram ao fim com um final surpreendentemente feliz e o status de Milagre! (Os detalhes ficarão para um post futuro)
Lembro que nesse período minha fuga foi a escola. Lá eu não tinha problemas, e minha preocupação eram apenas os estudos. Lá eu podia respirar aliviada e esquecer um pouco da dor que me aguardava fora dali.
Alguns depois essa e outras provações me fariam desfrutar e crer no tão falado amor de Deus.
Ainda na infância eu fui desenvolvendo a minha fé e aprendendo não apenas a crer, mas a confiar em Deus. De lá pra cá experimentei o sofrimento e vivenciei os mais variados tipos de dor, desde um joelho ralado a um coração magoado...

No entanto, todas as experiências ditas como "ruins" me ensinaram que existe beleza na dor. Em cada episódio difícil da minha vida, eu encontrei consolo, afago, abraço, carinho em pessoas que foram verdadeiros anjos, e me socorreram quando mais precisei. Pessoas essas pelas quais sempre serei grata, pois mais do que me dar colo ou força através de ações e palavras, elas me fizeram ter esperança quando tudo que eu pensava era em desistir. Houve momentos em que pensei até em desistir de viver... Foi aí que percebi que passando por provações ou não, somos capazes de estender a mão, de ajudar alguém a sair do "fundo do poço", de transformar vidas através de algo simples: dando apoio.

Deus tem me tratado, me transformado e me curado de muitas coisas... E cada cura serviu para que eu pudesse curar e ajudar outras pessoas. O amor e o cuidado com o qual Ele move, não tem outra função senão a de me fazer amar e cuidar de outras vidas!

Se você está passando algum tido de tribulação neste momento não murmure, nem perca a esperança. Aproveite essa oportunidade para desenvolver a sua fé. Persevere, ou seja, creia e espere sem cessar, fique firme e constante na luta para alcançar sua vitória. Nada do que enfrentamos na nossa jornada é em vão. Nem mesmo a dor. O que você padece hoje vai te levar ao crescimento e a um conhecimento que poderá partilhar lá frente com alguém que estará passando pelos mesmos perrengues que você.


Não desista antes de lutar, nem permita que a frustração ou as pedras do caminho te derrotem. Às vezes, a distancia entre a conquista e a perda está na determinação. Perseverar é preciso...






Conselho pra vida

Aceita um conselho para essa semana?

Não permita que o tempo que você tem de vida seja todo gasto em redes sociais, acompanhando a vida dos outros e deixando de viver suas próprias e reais experiências...

Abrace, beije, caminhe, corra, converse, ria, chore, leia... VIVA! Pois o tempo vai passar e suas lembranças boas certamente serão a partir do que você viveu e não do que curtiu, comentou ou compartilhou em uma rede social! 😊


Por Daiana Barcelos Silveira




Ninguém é obrigado a nada

Vez ou outra sou levada a praticar o domínio próprio para não perder a razão nem a compostura. Confesso que não é tão difícil assim, pois meu temperatura é de grande ajuda. Mas percebo desde a infância que confundem calma com frouxidão, serenidade com passividade, generosidade com fraqueza, disponibilidade em servir com escravidão velada...

Conforme fui crescendo fui descobrindo que aquilo que as "qualidades" que pareciam ser evidentes em mim, não necessariamente me isentavam de sombras e/ou defeitos na minha personalidade. Muitas vezes a ausência de atrito ou a voz mansa, era apenas uma forma de não receber novos rótulos ou de pra não ficar mal com ninguém. Só que cansa...
Guardar tudo sempre, evitar conflitos com frequência gera um desgaste emocional e/ou até mesmo físico que só corroerá a si mesmo. E acredite: não vale a pena!

Uma das expressões que mais gosto diz: "Não sou obrigada". 






Sabe por que?
Porque não sou mesmo obrigada a estar num relacionamento, a ter filhos após os 30, a conviver com intolerância e preconceito de todos os tipos e em todas as esferas, a ter o corpo de modelo, os meus fios "domados" através da química, a seguir dietas loucas que estão na moda prometendo um copro perfeito, a ser acorrentada em padrões surreais e até mesmo hipócritas de comportamento, a fechar os olhos para a desordem promovida por alguns, a ter um time de futebol, a defender um ideal político... Nem eu, e nem você! Ninguém de fato é obrigado a nada.


Porém devemos dar um significado a tudo! Você não é obrigado a ser uma pessoa melhor, a ter sua presença sentida, a ser incrível o tempo todo, a corresponder as expectativas dos outros... Mas tudo o que você é e faz deve ter um significado, fazer algum sentido, ao menos pra você.
Você é a melhor pessoa pra saber tudo a respeito de si mesmo, bem como porque razões faz o que faz, e da maneira como faz. O único capaz de ver além do que você revela é aquele que te criou. 

Enquanto não descobre os propósitos dEle pra sua vida, busque ser o melhor que puder não para ser querido, não para se mascarar, mas porque na vida cada passo dado acarreta aprendizado, e este vem para nos fazer evoluir. Se você gosta do grito não veja problema nisso, mas busque o momento certo para extravasar... Saia daquela ideia errônea de que gente calma ou quieta é trouxa, ou de que uma pessoa pacífica é na verdade iludida, pois não vê o caos existente por aí. Nem sempre o que não é dito ou feito, é por falta de percepção. Há momentos em que apenas se escolhe não fazer nada... Por proteção, por medo, por falta de estímulo... O motivo não importa. O que importa é saber respeitar as escolhas do outro, sem deixar a própria essência por isso.

Afonso Allan uma vez disse:
Nunca se sinta um ser humano evoluído, mas em evolução. Sinta-se uma obra-prima, mas jamais perfeita e sim em constante aperfeiçoamento.

Até o seu último respirar você estará sendo instigado por Ele a progredir. Se vai ser do modo fácil ou difícil dependerá de suas escolhas e reações mediante as adversidades que enfrentará, e também as dádivas que receberá ao longo de sua caminhada. Você é o único responsável pelo destino que terá. Pode ser brilhante, pode ser amargoso, pode ser belo, pode ser sem brilho algum. Suas escolhas sempre terão consequências, mas se forem feitas com sabedoria e guiadas pelo Criador, não terá o que temer.

Por Dayani Xavier






Carta aberta ao amor


Bom dia!


Bom dia pra você que está em algum lugar pensando em mim, e esperando pelo nosso encontro. Esperando pelo dia em que nossas vidas irão se cruzar e então seremos mais plenos por termos encontrado um ao outro.


Bom dia pra você que espera há tempo por mim, que ora pela minha vida, pela nossa historia. Você que não desistiu, não desiste, nem desistirá de mim, e que que crê que sempre irei sorrir ao te encontrar.

A você que tem sido preparado para mim, e tem me feito ser uma pessoa melhor pra ti, dedico cada linha dessa carta. Sei que não tem sido fácil nossa trajetória, mas assim como você eu acredito que vale a pena. Toda lágrima que já derramamos, cada pergunta que muitas vezes pareceu que ficaria sem resposta, cada dor, cada hesitação, cada erro... Tudo isso tem forjado nosso caráter e nos preparado para ser o melhor de Deus na vida um do outro.

Continue crendo, continue esperando, continue orando, pois falta pouco. Falta pouco para nossas orações serem atendidas e nossos olhares se cruzarem! 
Então seremos um, seremos enfim o AMOR um do outro, e juntos com Ele, viveremos nossa tão aclamada historia a dois. Quando esse dia chegar cantaremos juntos em adoração e gratidão ao nosso Pai, que com tanto amor tem cuidado de nós, e guardado nossos corações.

Ele é e sempre será o motivo de nossa alegria, e a razão pela qual nosso amor não se acabará. Por causa dEle sempre haverá diálogo e perdão entre nós, e quando espinhos nos assolarem, Ele nos fará lembrar das flores e nos trará a memoria a esperança de dias, ou mesmo de tempos melhores.

Fica firme, meu amor! Eu estou chegando... Chegando para ser a princesa que tanto aguarda, e te receber como o príncipe que você foi preparado para ser. Ainda não te conheço, nem sei como você é, mas conhecendo bem Aquele que nos uniu, sei que sem sombra de dúvidas, o pra sempre estará no selo do nosso amor, e o grito que há tempos guardamos será externalizado num genuíno e belo TE AMO!!!

Por Dayani Xavier

Permaneça nEle

"As injúrias, as calúnias, as ofensas, as contendas, as perseguições são instrumentos de Deus para fortalecer a nossa identidade e nos fazer mais parecidos com Cristo. Afinal o nosso modelo é Cristo.
Por isso, é necessario permanecer nEle, porque só nEle encontramos a graça e o poder que nos manterá, nos sustentará e nos fortalecerá.

Há um lugar em Deus onde podemos viver e frutificar mesmo em meio a adversidade. É neste lugar que precisamos estar - em Cristo -, nEle, a videira verdadeira. Então permaneça nEle e deixe Ele viver em você!!! Você viverá o propósito eterno do Pai!!!

Deus te abençoe"

Rosangela Maia

A citação acima me fez lembrar que Deus está conosco o tempo todo! Temos a tendência de só sermos gratos ou alegres com Deus quando tudo nos vai bem, mas nunca fomos iludidos por Ele. O Pai nos ama tanto que nos alertou sobre as aflições que enfrentaríamos, e através das escrituras nos mostra povos que padeceram, mas venceram quando colocaram a fé em ação, e deram adeus as murmurações...
Jesus nos confortou a respeito das provações ao dizer: no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Queridos, entendam que injúrias, calúnias, ofensas, contendas, perseguições, decepções, dor... não são coisas agradáveis de se enfrentar, mas fazem parte da caminhada - são elementos que forjam nosso caráter, tornando-nos mais semelhantes a Cristo. Ter bom ânimo e nos alegrarmos mesmo mediante as dificuldades e tempestades da vida é que mostra ao mundo a diferença de quem está alicerçado em Deus e quem não está!
Há um lugar de paz, descanso e refrigério que só encontramos nEle! Permita que Ele viva em você e te transforme seja por meio do amor ou da provação.
Lembre-se de homens como José e Jó que não desistiram dEle, nem se ausentaram de Sua presença mesmo enfrentando tantas lutas!
Creia, vai valer a pena!




Para meditar ouça a canção Vai valer a pena - Ministério Livres para Adorar



video


Por Dayani Xavier

Papo de 29

Papo de 29


Quando você tiver mais de 25, vai perceber que a vida deve ser leve diante de qualquer situação
Vai se arrepender de não ter melhorado sua alimentação

Vai entender que já brigou muito, e tudo sem muitos porquês
Vai rir das suas atitudes infantis de um ano atrás
Vai se arrepender de não ter aceitado oportunidades
Vai gargalhar de como achou que nunca mais amaria outra pessoa na vida
Que hoje seja seu recomeço.
É dieta, é aceitação, é estudar, é se empenhar mais, é começar uma atividade física...
O futuro só vai vibrar lotado das suas conquistas se hoje você mudar o rumo das coisas! Não se demore!
Nessas horas que faltam para o dia de hoje acabar, qual será a boa noticia que você mesmo vai se dar? 😉

Por Mayara Barcia